Melhor Pneu Moto 160: Urbano (CG) ou Misto (Bros)?

Produtos em Destaque
Índice do Artigo
Escolher o pneu certo para sua moto 160cc define a segurança e o desempenho da sua pilotagem. A principal dúvida se resume a uma escolha de terreno: você precisa de um pneu urbano, projetado para o asfalto da Honda CG 160, ou de um pneu de uso misto, feito para encarar terra e asfalto com a NXR Bros 160?
Este guia analisa os 10 melhores modelos do mercado, de marcas como Pirelli, Vipal e Maggion. Aqui você encontrará a opção com a melhor combinação de aderência, durabilidade e custo-benefício para o seu dia a dia.
Pneu Urbano vs. Misto: Qual o ideal para sua 160cc?
A diferença fundamental está no desenho da banda de rodagem. Pneus urbanos, como os da CG 160, possuem sulcos finos e contínuos. Esse design maximiza a área de contato com o asfalto, o que melhora a aderência, principalmente em piso molhado, e proporciona uma rodagem mais silenciosa.
São ideais para quem pilota exclusivamente na cidade, oferecendo estabilidade em curvas e frenagens eficientes.
Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo
Já os pneus de uso misto, padrão da Bros 160, têm blocos ou 'cravos' mais espaçados e profundos. Essa construção foi feita para 'morder' terrenos de baixa aderência como terra, lama ou cascalho, garantindo tração onde um pneu urbano escorregaria.
No asfalto, eles funcionam bem, mas tendem a ser mais ruidosos e a desgastar mais rapidamente devido ao menor contato da borracha com o piso. A escolha depende do seu trajeto diário: se você enfrenta estradas de terra com frequência, o pneu misto é a escolha certa.
Se não, o pneu urbano oferece mais segurança e durabilidade no asfalto.
Análise dos 10 Melhores Pneus para Motos 160
1. Par Pneu Maggion para Bros 160 (Aro 19/17)
O conjunto Viper da Maggion é uma escolha inteligente para o proprietário da Bros 160 que busca um excelente custo-benefício sem abrir mão da versatilidade. Este par de pneus de uso misto foi projetado para quem roda tanto na cidade quanto em estradas de terra com frequência.
O desenho da banda de rodagem oferece boa tração em terrenos irregulares, evacuando lama e pedriscos com eficiência, o que garante mais controle e segurança fora do asfalto.
Para o piloto que usa a Bros como ferramenta de trabalho ou para lazer em áreas rurais, este conjunto da Maggion é ideal. Ele entrega uma performance equilibrada, comportando-se de forma previsível no asfalto seco e oferecendo a confiança necessária quando o caminho fica ruim.
A durabilidade é um ponto forte, representando uma economia a longo prazo em comparação com opções mais caras que se desgastam rapidamente no uso severo.
- Excelente custo-benefício no segmento misto
- Boa tração em estradas de terra e cascalho
- Composto de borracha resistente, garantindo boa durabilidade
- Kit completo (dianteiro e traseiro) que assegura compatibilidade
- No asfalto molhado, a aderência é apenas mediana
- Pode gerar um pouco mais de ruído em altas velocidades no asfalto
2. Par Pneu Vipal ST600 para CG 160 (Aro 18)
O Vipal ST600 é o pneu de trabalho por excelência, construído para resistir ao ritmo intenso do trânsito urbano. Seu design foi otimizado para máxima durabilidade, com um composto de borracha mais duro que suporta longas quilometragens.
Os sulcos são desenhados para uma drenagem de água eficiente, o que o torna uma opção segura para pilotar em dias de chuva, um fator decisivo para motoboys e entregadores.
Se você é um piloto que roda centenas de quilômetros por semana na cidade e precisa de um pneu para CG 160 que não te deixe na mão, o ST600 é a escolha certa. Ele prioriza a longevidade e a segurança em condições adversas, como asfalto molhado e ruas mal conservadas.
Embora não seja o pneu com a pegada mais esportiva, sua confiabilidade e resistência o tornam um dos melhores investimentos para o uso profissional.
- Durabilidade excepcional para alta quilometragem
- Ótima aderência em chuva devido aos sulcos bem desenhados
- Excelente custo-benefício para uso profissional
- Estrutura reforçada para suportar as condições urbanas
- O composto mais duro pode tornar a pilotagem um pouco menos confortável
- Aderência em curvas extremas é inferior a modelos esportivos
3. Pirelli MT60 Traseiro para Bros 160 (Aro 17)
O Pirelli MT60 é a referência em performance para pneus de uso misto. Ele foi desenvolvido para o piloto que não quer fazer concessões, exigindo máxima aderência tanto no asfalto quanto na terra.
Sua construção radial e o composto de sílica proporcionam uma aderência fantástica em curvas no asfalto, mesmo em piso molhado, algo que pneus mistos mais simples não conseguem entregar.
Os blocos grandes e otimizados garantem tração e estabilidade em terrenos off-road leves.
Este pneu é perfeito para o entusiasta da Bros 160 que gosta de uma pilotagem mais esportiva e se aventura em estradas de terra nos fins de semana. Se você valoriza a performance e a segurança acima de tudo, o MT60 justifica seu preço mais elevado.
Ele transforma a pilotagem da Bros, oferecendo uma sensação de controle e confiança que inspira a explorar novos caminhos.
- Aderência superior em asfalto seco e molhado
- Excelente performance em estradas de terra batida
- Estabilidade e precisão em curvas
- Referência de qualidade no segmento on/off-road
- Preço significativamente mais alto que os concorrentes
- Durabilidade menor devido ao composto de borracha mais macio e focado em grip
4. Pirelli City Dragon Dianteiro para CG 160 (Aro 18)
O Pirelli City Dragon é um pneu urbano que foca na agilidade e segurança para o trânsito das grandes cidades. O seu perfil foi desenhado para facilitar mudanças rápidas de direção, tornando a moto mais ágil para desviar de obstáculos.
A composição da borracha e o desenho dos sulcos foram pensados para aquecer rapidamente e oferecer boa aderência desde os primeiros metros, além de garantir uma excelente evacuação de água.
Este pneu é ideal para o piloto de CG 160 que valoriza uma condução precisa e segura no dia a dia. Para quem enfrenta tráfego pesado e precisa de respostas rápidas da moto, o City Dragon entrega a confiança necessária.
Ele representa o equilíbrio da Pirelli entre durabilidade e performance, sendo uma escolha segura para quem busca um produto de marca premium sem ir para um modelo puramente esportivo.
- Excelente agilidade e resposta rápida em manobras
- Ótima aderência em piso molhado
- Boa durabilidade para um pneu de marca premium
- Proporciona uma pilotagem estável e segura
- Custo mais elevado em comparação com marcas nacionais como Vipal e Maggion
- Pode ser um pouco mais rígido em pisos irregulares
5. Par Pneu Technic para Bros 160 (Aro 19/17)
A Technic se posiciona como uma alternativa de baixo custo para quem precisa substituir os pneus da Bros 160 sem gastar muito. Este conjunto de uso misto cumpre a função básica de rodar em diferentes tipos de terreno.
O desenho dos blocos é funcional para estradas de terra de baixa dificuldade, e no asfalto ele oferece um desempenho adequado para deslocamentos rotineiros e em velocidades moderadas.
Esta opção é indicada para o piloto que tem o orçamento como principal critério de decisão. Se você usa a moto para trajetos curtos e não exige performance extrema em nenhuma situação, o pneu da Technic pode ser uma solução viável.
É uma escolha para quem precisa de pneus novos para rodar de forma regular, mas não pode investir em marcas mais estabelecidas no momento.
- Preço muito competitivo, entre os mais baixos do mercado
- Versatilidade para uso em asfalto e terra
- Solução econômica para substituição imediata
- Disponível como um par, facilitando a compra
- A durabilidade é visivelmente inferior à de marcas premium
- A aderência, especialmente em piso molhado, é limitada e exige cautela
6. Vipal TR400 Dianteiro para Bros 160 (Aro 19)
O Vipal TR400 é um pneu de uso misto que se destaca pela robustez. Ele foi construído para ser um verdadeiro 'pau para toda obra', oferecendo um ótimo equilíbrio entre durabilidade no asfalto e tração na terra.
O design de seus blocos centrais e laterais foi pensado para garantir estabilidade em retas e um bom poder de frenagem em pisos de baixa aderência, como cascalho solto.
Este pneu dianteiro é a escolha perfeita para o trabalhador rural ou para quem mora em locais com acesso por estradas não pavimentadas. O Vipal TR400 é um pneu para Bros 160 que aguenta o trabalho pesado, resistindo bem a cortes e furos.
Ele combina a confiabilidade da marca Vipal com um preço justo, sendo uma alternativa sólida ao pneu original e a opções mais caras.
- Construção robusta e resistente para uso severo
- Boa tração em diferentes tipos de terreno
- Ótima relação entre durabilidade e custo
- Marca nacional de confiança e fácil de encontrar
- Não possui a mesma aderência lateral do Pirelli MT60 em curvas no asfalto
- O ruído de rolagem no asfalto é perceptível
7. Technic Tiger Dianteiro para CG 160 (Aro 18)
O Technic Tiger é um pneu urbano focado exclusivamente no baixo custo. Seu desenho é simples e funcional, projetado para atender às necessidades básicas de deslocamento na cidade.
A banda de rodagem possui sulcos para escoamento de água, mas sua eficiência é limitada em chuvas fortes. É um pneu que cumpre sua função em condições ideais de clima e asfalto.
Para o motociclista que usa a CG 160 de forma esporádica ou para trajetos curtos e precisa de uma solução de baixíssimo custo, o Tiger pode servir. É uma opção para quem está vendendo a moto e precisa apenas de pneus novos para a vistoria, ou para quem roda muito pouco e não quer fazer um grande investimento.
A recomendação é pilotar com cautela extra, especialmente em dias de chuva.
- Preço extremamente acessível
- Adequado para uso urbano de baixa intensidade
- Fácil de ser encontrado em lojas de autopeças
- Baixa durabilidade, exigindo trocas mais frequentes
- Aderência em piso molhado é criticamente inferior à de marcas consolidadas
- Composto de borracha de qualidade inferior
8. Par de Pneus Aro 18 para CG 160 (Street)
Este conjunto genérico representa a categoria de pneus de entrada, muitas vezes de marcas importadas com pouca ou nenhuma reputação no mercado nacional. Eles atraem pelo preço muito baixo para o par, mas essa economia inicial pode esconder custos futuros com trocas precoces e, principalmente, riscos à segurança.
O desempenho em frenagens e em piso molhado é uma incógnita.
A compra deste tipo de pneu é recomendada apenas em situações muito específicas, como a preparação de uma moto para venda onde o único requisito é ter pneus com sulcos visíveis. Para qualquer tipo de uso regular, seja para trabalho ou lazer, investir um pouco mais em uma marca como Vipal, Maggion ou Pirelli é uma decisão mais segura e, a longo prazo, mais econômica.
- Custo inicial extremamente baixo para o par
- Pode ser uma solução para passar em vistorias
- Qualidade, durabilidade e segurança desconhecidas
- Aderência em chuva é altamente questionável
- O barato pode sair caro com a necessidade de troca rápida
- Geralmente não possuem garantia ou suporte do fabricante
9. Maggion Traseiro Viper para Bros 160 (Aro 17)
O pneu traseiro Maggion Viper é uma peça de reposição confiável para a Bros 160, mantendo as características de uso misto do modelo original. Seus blocos são desenhados para fornecer boa tração em arrancadas na terra e estabilidade em retas no asfalto.
É um pneu que entrega o que promete: versatilidade com um preço justo, sendo uma das escolhas mais populares na hora da troca.
Este pneu é perfeito para o proprietário da Bros 160 que precisa substituir apenas o pneu traseiro e busca um produto com desempenho similar ao original, mas com um custo mais baixo.
A Maggion é uma marca nacional estabelecida, então você sabe que está comprando um produto com padrão de qualidade e durabilidade testado para as condições brasileiras.
- Ótimo custo-benefício para reposição
- Bom desempenho em terrenos mistos
- Durabilidade adequada para o uso diário
- Marca nacional confiável
- Performance em curvas no asfalto é funcional, não esportiva
- Pode não ter o mesmo nível de aderência que o pneu original em todas as situações
10. Flashtyre Traseiro para CG 160 (Aro 18)
O pneu traseiro da Flashtyre se encaixa na categoria de alternativas de baixo custo para a CG 160. Ele é projetado para o uso estritamente urbano e em condições favoráveis. A proposta é oferecer uma solução de reposição imediata para quem não pode ou não quer gastar muito.
O desenho da banda de rodagem é convencional para pneus de rua.
Assim como outras marcas de entrada, este pneu é para o motociclista que roda pouco, em baixa velocidade e prioriza o preço acima de qualquer outra característica. Se você precisa de um pneu para 'quebrar um galho' ou para rodar por um curto período, ele pode atender.
Contudo, para quem depende da moto diariamente, a segurança e a durabilidade de marcas mais conhecidas são um investimento mais prudente.
- Preço muito baixo
- Solução rápida para quem precisa de um pneu novo com urgência
- Durabilidade e performance em chuva são incertas
- Qualidade do composto de borracha é inferior
- Segurança comprometida em situações de frenagem de emergência
Durabilidade vs. Aderência: O que Priorizar?
A escolha entre durabilidade e aderência depende diretamente do seu perfil de uso. Pneus com composto de borracha mais duro, como o Vipal ST600, rodam mais quilômetros antes da troca, representando uma economia.
Esta é a escolha ideal para quem trabalha com a moto e roda muito no dia a dia. Por outro lado, pneus com composto mais macio, como o Pirelli MT60, oferecem uma aderência superior, o que se traduz em mais segurança em curvas e frenagens, especialmente na chuva.
Eles se desgastam mais rápido. Se você valoriza a performance e a segurança em uma pilotagem mais ágil, priorize a aderência. Se o seu foco é o custo por quilômetro rodado, a durabilidade deve ser o fator principal.
Com Câmara (TT) ou Sem Câmara (TL): Guia de Escolha
A maioria das motos 160cc, como a CG 160 e a NXR Bros 160, utilizam rodas raiadas. Esse tipo de roda exige o uso de pneus com câmara, identificados pela sigla TT (Tube Type). A câmara de ar é a responsável por reter o ar, enquanto o pneu oferece a estrutura e o contato com o solo.
Já os pneus sem câmara, ou TL (Tubeless), são usados em rodas de liga leve, que são seladas. A grande vantagem do pneu TL é a segurança: em caso de furo, ele esvazia lentamente, dando ao piloto tempo para parar com segurança.
Com o pneu TT, o esvaziamento é quase instantâneo. Para sua moto 160, você deve sempre verificar o tipo de roda e usar o pneu correspondente, que na maioria dos casos será o modelo TT.
Comparativo de Marcas: Pirelli, Vipal e Maggion
- Pirelli: É a marca de referência em performance e tecnologia. Seus pneus geralmente oferecem a melhor aderência e estabilidade, mas cobram um preço por isso. São ideais para quem busca o máximo de segurança e desempenho.
- Vipal: Uma gigante nacional conhecida pela incrível durabilidade de seus pneus. A Vipal foca em produtos robustos e com excelente custo-benefício, sendo a marca preferida de muitos profissionais que rodam o dia todo.
- Maggion: Outra forte marca brasileira, a Maggion compete diretamente com a Vipal oferecendo pneus confiáveis e com preços muito competitivos. Seus produtos são conhecidos pela boa durabilidade e um desempenho equilibrado para o uso diário.
Perguntas Frequentes
Conheça nossos especialistas

Redatora e testadora de produtos
Fernanda Rossini
Sou uma especialista em produtos, com uma paixão por destrinchar as últimas novidades do mercado. Minha missão é servir como uma ponte entre a tecnologia e o consumidor final, traduzindo especificações complexas em conselhos práticos e fáceis de entender.

Revisão de Conteúdo
Os Reviews
Nossa equipe de especialistas testa e analisa produtos de forma independente, considerando qualidade, preço, durabilidade e satisfação dos consumidores. Simplificamos sua decisão de compra com informações claras e objetivas.